quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Integração e Inclusão Educacional

A inclusão considera  a criação de condições e possibilidades para que as pessoas com necessidades educacionais especiais possam realmente usufruir da comunidade, ao mesmo tempo que tenham suas singularidades respeitadas.
O paradigma da educação inclusiva compreende que toda criança tem direito à educação e que os seus limites e possibilidades devem ser respeitados. Assim como possuem possibilidades e recursos de comunicação, interesses, habilidades, necessidades de aprendizagem singulares, trajetórias de vida ricas e significativas, têm o direito de se beneficiar dos serviços e da atenção ofertados na escola comum ou na escola especial, independentemente das dificuldades ou diferenças que elas possam apresentar. a ideia que permeia essa questão é a dos direitos humanos, da autodeterminação, do apoio entre pares, do empoderamento, do direito de correr riscos e de se integrar à sociedade.
O principal objetivo do processo inclusivo é fazer com que todas as pessoas com deficiência alcancem a independência, a autonomia e a responsabilidade e, por consequência empoderem-se de sua própria vida.

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