Um programa educacional para a pessoa com deficiência física requer profissionais conscientes preparados cientificamente e com experiência prática necessária para o atendimento individual e coletivo dessa população. Ao se organizar uma proposta de atendimento, deve-se observar seu diagnóstico e assegurar-se de como age uma criança com lesão cerebral, tendo o cuidado de entender que apesar de diagnósticos idênticos,cada criança tem seu quadro funcional diferenciado, resultante de fatores ambientais ou sociais.
O atendimento educacional da criança com deficiência física requer adaptações e recursos específicos pela condição motora e pelas reações involuntárias que apresentam ai serem movidos. A criança espástica tem como característica a rigidez, e se o manuseio for inadequado, essa rigidez se tornará mais evidente. A criança atáxica, por seus movimentos voluntários e constantes, provoca mudanças de tônus e perde facilmente o equilíbrio, o que a torna mais insegura desencadeando outros movimentos voluntários. O trabalho com a criança paralisada deve ser realizado calmamente, expressando oralmente cada atividade proposta, dessa forma ela participa de seu aprendizado cooperando e auxiliando no trabalho a ser desenvolvido.
considerando as dificuldades motoras e em alguns casos as cognitivas, o atendimento a essas crianças deve iniciar-se o mais cedo possível. O atendimento em programas de estimulação precoce deve ocorrer até o sexto mês de vida, levando em conta a teoria da plasticidade neuronal, nesta fase o cérebro tem maiores probabilidades de desenvolvimento.
Pelo surgimento de novas sinapses, o cérebro se organiza e responde a estimulação na idade inicial. No momento, apesar de contarmos coma ajuda da plasticidade neuronal, a criança com disfunção motora ainda apresenta limitações para explorar seu meio ambiente, consequentemente o deficit sensorial está presente e diretamente relacionado com o deficit perceptual e cognitivo.
ao pensarmos em desenvolvimento cognitivo, precisamos alçar objetivos a serem alcançados. O primeiro passo para o processo de ensino consiste na avaliação inicial da criança. Ela indicará as reais necessidades e sinalizará os recursos necessários para o processo de ensino.
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